domingo, 12 de setembro de 2010

Planejamento anuncia medidas de segurança para concursos públicos

Os concurseiros que nos últimos anos viram crescer os casos de fraudes em seleções públicas terão um alento e poderão contar com maior segurança nos certames. O Ministério do Planejamento divulgou que dará início, ainda sem data certa, à implementação de medidas recomendadas pelo grupo de trabalho instituído para tratar da transparência dos concursos. Entre as principais mudanças está o aumento do prazo entre a publicação do edital e a data de realização das provas, hoje de 60 dias.

Outra medida envolve a edição de uma instrução normativa com orientações sobre a necessidade de prever no edital número mínimo de questões, de incluir questões subjetivas como redação e também de constar no documento a possibilidade de eliminação em caso de fraude. As regras ainda envolvem análise estatística que auxilie na identificação de indícios de irregularidade, proibição da saída dos cadernos de provas antes dos 15 minutos finais do período previsto de avaliação e formação de uma equipe de inteligência para monitoramento e avaliação dos concursos.

Será enviada proposta para o Congresso Nacional tornando crime para todos os envolvidos em fraudes e propondo a regulamentação da identificação do candidato. Também serão definidas as orientações para órgãos e entidades sobre procedimentos e critérios a serem seguidos na contratação da instituição organizadora do certame. Todos os envolvidos na realização do concurso terão que passar por treinamento que envolve, entre outras coisas, o uso de equipamentos de segurança como câmeras de monitoramento e detectores de metal.

Fonte: Portal Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário