terça-feira, 14 de setembro de 2010

Concursos públicos oferecem quase 22 mil vagas em todo o país

Salário, estabilidade no emprego, aposentadoria garantida. Milhares de brasileiros sonham com uma vaga dessas no mercado de trabalho. Por isso, milhares de pessoas em todo país, estudam, estudam e estudam para tentar passar nos concursos públicos.

Se você é um deles, pare um pouco e veja agora as dicas dos “concurseiros”, os candidatos que de tanto fazer prova viraram especialistas.

A cada novo edital de concurso é mais uma esperança de se tornar servidor público, com direito a bons salários, estabilidade, fundo de garantia e outros benefícios.
A nova temporada oferece 79 concursos, com quase 22 mil vagas para todos os níveis de escolaridade.

Os cursinhos preparatórios estão cheios de alunos. Muitos tentam pela primeira vez e incorporam uma rotina dura.

Como o número de candidatos é sempre muitas vezes maior do que a oferta de vagas, alguns se tornam quase candidatos profissionais ou “concurseiros”. William Mendonça já prestou onze vezes e continua na disputa.

Além de todo o esforço, ainda tem as regras do governo, que faz concursos para preencher o cadastro de reserva dos órgãos públicos. Ou seja, o aprovado só vai ser chamado se houver uma aposentadoria, morte ou demissão do funcionário público. E o concurso vale por apenas dois anos, depois tem que prestar uma nova prova. Isso causa revolta em quem fica na espera por um contrato de trabalho.

Quem já conseguiu passar num concurso público sabe que não existe receita pronta. O que existe é persistência. Mas esta é apenas uma das dicas de quem já passou pelo sacrifício preparatório, foi reprovado várias vezes e finalmente obteve sucesso. E hoje pode dar conselhos úteis a quem precisa.

William Douglas ficou dois anos se preparando para vários concursos, até ser aprovado para o cargo de Juiz Federal.

É tanta experiência que acabou se tornando um especialista, com livros escritos sobre o tema.

Segundo ele, as dicas podem ser resumidas da seguinte forma. Em primeiro lugar é preciso aprender a administrar o tempo: você tem que ter horário para estudar, trabalhar, descansar e até se divertir. É importante estudar muito nas aulas e também em casa. Na hora da prova é preciso ter calma, foco, ler com atenção as questões e revisar as respostas.

Fonte: Bom Dia Brasil (O Globo)

Um comentário:

  1. Willian Douglas é o cara! Papa dos concursos, as orientações dele são sempre ótimas!

    ResponderExcluir